Transformação Organizacional
Entre os desafios imediatos, esse é, talvez, tenha sido o mais sensível dessa gestão, por se tratar de intervir sobre a cultura organizacional. E o que isso significa? Encontrar formas de atuação das pessoas que propiciem uma melhor execução da estratégia, que traz em si uma série de desafios que inclinam a organização para uma cultura de mercado, de propor e aceitar situações que mudem a forma como as coisas são feitas, de aceitar erros e aprender com estes.
Neste sentido, além de ações para aproximar o colaborador dos objetivos da Organização, também foi realizado um redesenho organizacional: os setores de comunicação, gestão de pessoas e coordenação dos conselhos temáticos e câmaras foram ligados diretamente à presidência. Além disso, o processo de recrutamento do time principal foi qualificado, com empoderamento dos executivos, modelo de gestão pautado em planejamento, monitoramento de indicadores de performance (KPI), feedback, responsabilização, meritocracia e fim do apadrinhamento.
Conheça cada uma das principais ações internas da Gestão 2017-2020:
Você + Perto
Bate-papo descontraído com o presidente da Findes, sem pauta pré-definida. Um momento de troca, onde os colaboradores puderam contar um pouco de sua história pessoal e profissional, mas também tirar dúvidas em relação às ações da gestão e sugerir melhorias. Essas ideias foram registradas e encaminhadas ao setor responsável para avaliação e posterior feedback.
encontros
horas de conversa
colaboradores
#SouFindes
Todo colaborador tem um papel importante para tornar a Findes protagonista na transformação da indústria capixaba. Para isso, conhecer a Missão e Visão da Findes, além dos planos de cada entidade para a Gestão 2017-2020 era essencial. A partir dessa necessidade, foi criado o #SouFindes.
05 edições
Resultados da Gestão (Junho de 2018)
60 anos da Findes (Setembro de 2018)
Inauguração do Findeslab (Setembro de 2019)
Especial de Outubro Rosa – Cuidados com a Saúde (Outubro de 2019)
Inauguração do IST e Posse da Nova Presidente (Julho de 2020).
Inspire
O que te inspira? Foi com essa pergunta que iniciamos, em 2019, o Inspire: o maior evento interno e colaborativo da Findes. Um dia para reconhecer os colaboradores, valorizar as boas práticas, apresentar os resultados do último ano e apresentar os desafios para próximo que se inicia. As duas edições realizadas reuniram os mais de 1,6 mil colaboradores da Findes e suas entidades no Centro de Convenções de Vitória, na capital capixaba. O Inspire 2020 lançou o Propósito e os Valores Organizacionais da Findes, além da entrega do I Prêmio Capixaba de Desempenho, que valoriza os profissionais das unidades do Sesi e do Senai.
Pesquisa de Reputação da Indústria Capixaba
A Pesquisa de Reputação da Indústria Capixaba apresentou um diagnóstico do setor, que foi encomendado pela Findes ao Reputation Institute Brasil, referência global em análise e consultoria na gestão de reputação. O diagnóstico possibilitou nortear o trabalho da Rede de Comunicação da Indústria comunicação para o desenvolvimento de um plano coletivo a fim de melhorar a imagem da indústria no Espírito Santo.
Reestruturação da Avaliação de Desempenho
A transformação organizacional também envolveu a reestruturação de antigos programas, como de Gestão de Desempenho da Findes, que é aplicado anualmente aos colaboradores. Em seu último ciclo, realizado em 2019, obteve aderência de 77% das competências. Uma nova versão será implementada 2020, estabelecendo novas competências organizacionais e por eixo de carreiras. Para isso, foi implementado o Comitê de Pessoas, com a participação de líderes que conversaram sobre: gestão de pessoas na organização, programa de sucessão e talentos.
Pesquisa de Clima
72,5% de favorabilidade pelos colaboradores
71,47% dos mais de 1,6 mil colaboradores participaram
93,98% – Satisfação com o trabalho
92,22% – Identificação com a Organização
88,14% – Qualidade de vida
81,77% – Comunicação e clareza
80,95% – Cultura organizacional
A Pesquisa de Clima foi retomada em 2019, traçando um diagnóstico importante para a efetivação de ações mais focadas na melhoria contínua de um ambiente de trabalho produtivo, agradável e acolhedor, fundamentais para uma organização que valoriza as pessoas. Após o resultado da pesquisa, foram realizados mais de 20 workshops com os colaboradores, resultando na sugestão de mais de 30 sugestões de planos de ação pelas áreas com resultados mensuráveis. A pesquisa também proporcionou o planejamento de ações corporativas que vão ajudar a fortalecer o clima e a cultura da Findes e suas entidades.
Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais
Para incentivar o uso consciente das ferramentas digitais, como as redes sociais, que são tão importantes para o acesso à informação, networking e reputação, a Unidade de Comunicação Integrada (UCI) criou um guia de boas práticas para ajudar os colaboradores a utilizarem as mídias nas relações profissionais e fora da organização.
Ciclo de Formação para Jornalistas
A Findes lançou em 2018 o Ciclo de Formação para Jornalistas, com o objetivo de criar um ambiente colaborativo para discussão de temas relacionados às indústrias capixabas, como economia, inovação e Indústria 4.0, e esclarecer as principais dúvidas dos profissionais de comunicação. Em suas duas edições, o Ciclo reuniu 141 participantes em 6 módulos.
Portal Sou Findes
Por entender que a comunicação interna de uma organização é um ponto-chave para o seu desenvolvimento e eficiência dos colaboradores envolvidos nos processos internos, a Findes investiu na renovação do seu principal canal. A Unidade de Comunicação Integrada (UCI) desenvolveu um novo portal para comunicação e integração com os colaboradores da Findes e suas entidades, que concentrou em um só lugar notícias da organização, lista de contatos, os principais documentos institucionais e todas as ferramentas virtuais de gestão. Desenvolvido no formato de uma rede social, a reformulação do canal interno possibilitou também maior interação entre os seus usuários.
Sistema Voluntário da Findes
O Sistema Voluntário da Findes foi lançado oficialmente em 2019. Criado originalmente pelo Departamento Nacional (DN), em Brasília, na Findes possui coordenação própria e independência para criar suas ações e engajar seus colaboradores. No entanto, atuamos em parceria com o de Brasília, compartilhando o nome e o site, sendo parte de um esforço global de melhorias sociais alinhando suas ações aos oito Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU e às premissas do Pacto Global.
Retomada do PHE
O PHE – Programa Hora de Estudar foi reativado em 2019. Por meio dele, a Findes oferta bolsas parciais de estudo de até 50% da mensalidade para cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. O objetivo é proporcionar aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores da Findes e suas entidades.
O Programa #SouLíder foi construído para apoiar os gestores da Findes em um cenário de mudanças constantes no mercado. O objetivo foi proporcionar uma experiência prática e colaborativa aos líderes, para eles compreenderem o seu papel como gestor de mudanças e colocarem em prática um planejamento estratégico.
Participantes: 100 gestores da Findes e suas entidades
Carga Horária: mais de 100 horas de capacitação
Unindústria
A Universidade Corporativa Sesi e Senai (Unindústria) é um canal voltado para o desenvolvimento dos colaboradores, com foco no mapeamento e desenvolvimento das competências necessárias ao alcance dos desafios estratégicos. Além disso, busca novas oportunidades e também a otimização de ações existentes de educação corporativa voltadas ao público interno.
Campanha Festival de Canela
Liberação do uso de bermuda no edifício-sede
O Festival de Canela foi um marco na modernização e transformação cultural da Findes. A campanha, lançada em 2019, teve como objetivo informar ao público interno e externo sobre a liberação do uso de bermudas no edifício-sede da Findes. A deliberação foi aprovada em votação pelo Conselho da Findes.
Meu Dia Fantástico na Findes
O Meu Dia Fantástico na Findes foi um evento especialmente desenvolvido para aproximar a família dos mais de 1,6 mil colaboradores do ambiente de trabalho. A federação abriu suas portas para receber os filhos, netos e dependentes dos colaboradores em todas as unidades.
A primeira edição do evento aconteceu no dia 06 de dezembro de 2019 com a participação de mais de 200 crianças.
Na edição de 2019, a Findes teve quatro projetos selecionados para disputar o voto popular e júri técnico do Brasil Design Award (BDA), um dos principais prêmios de reconhecimento do design brasileiro. Essa foi a primeira vez que uma equipe da Federação participou da premiação, concorrendo com grandes marcas nacionais. Ao todo, foram inscritos 867 projetos de 246 empresas de diversos estados brasileiros, dentre elas Natura, Avon, Gol e Itaú. A Unidade de Comunicação Integrada (UCI) recebeu a medalha de bronze do Prêmio BDA, na categoria Design de Impacto Positivo, pela campanha ‘Pleonasmos’, desenvolvida pela designer Fabiana Firme da Silva e do publicitário Tiago Bezerra.
Branding – Novo posicionamento de marca
Por meio do Branding, foram relacionadas informações indispensáveis para entender a cultura da Findes, conhecer sua essência e propósito que norteiam suas expressões, além do conjunto de diretrizes visuais e verbais que devem guiar sua comunicação. Esses princípios têm como objetivo inspirar e alinhar o público interno, parceiros e fornecedores. O branding possibilitou estruturar a estratégia da marca Findes e suas entidades bem como suas identidades verbais e visuais.
Propósito e Valores Organizacionais
Em 2019, a Findes buscou ouvir mais de 300 colaboradores nas unidades e no edifício-sede, em um total de 19 workshops, para mapear junto com os gestores e suas equipes qual seria o propósito da Federação e seus valores organizacionais.
Propósito:
Transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo.
Valores:
-
Respeitamos as pessoas e valorizamos entregas coletivas;
-
O que fazemos com ética e transparência nos orgulha;
-
Os desafios nos impulsionam a inovar e evoluir;
-
Buscamos sempre nota 10.
Novo Estatuto
Em agosto de 2019, a Findes mudou o seu estatuto, tornando a instituição mais transparente e com uma gestão participativa, seguindo as melhores práticas recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. O novo modelo, que passa a valer em agosto de 2020, prevê: um Conselho de Administração com 11 membros, sendo dois deles conselheiros independentes; um Comitê de Finanças, que assessora o Conselho de Administração e é integrado aos Órgãos de Assessoramento da Federação; e Diretoria Executiva composta por executivos contratados e que já fazem parte do Sistema. A Conselho de Administração da Findes 2020-2023 já foi eleito com base no novo estatuto.